Não são todos os profissionais e empresas que estão preocupados com a segurança da informação no home office. Contudo, é preciso saber que os riscos existem. Apenas para se ter uma ideia, a rotina do home office atrelada ao uso de equipamentos pessoais aumentou em 70% o risco de phishing, uma modalidade de ciberataque que induz o usuário a erro para posterior furto de dados. E este não é o único tipo de ameaça que profissionais e sistemas estão sujeitos. 

Infelizmente, muitas empresas ainda não se preocupam com a adoção de boas práticas voltadas a proteção de dados. Isso vem mudando com a implementação da LGPD , mas ainda há muito para ser feito tanto no ambiente interno, quanto externo das empresas. Quando se trata do trabalho remoto, que pode ser executado tanto no home office quanto no escritório, é preciso pensar na proteção de dados e investir em treinamento dos colaboradores. 

No post de hoje vamos falar sobre quais são os reais riscos para quem trabalha no home office e quais são as medidas que empresas e profissionais podem adotar. Para saber mais, não deixe de conferir!

Segurança da informação no home office: entenda os riscos

Para quem trabalha remotamente, existem diferentes tipos de riscos que podem representar uma ameaça tanto para os dados da empresa que são acessados em um ambiente externo, quanto para o próprio funcionário. Dependendo da infraestrutura de TI e dos equipamentos utilizados, os riscos podem variar. Abaixo, listamos alguns dos principais.

E-mails fraudulentos

É muito comum identificar e-mails fraudulentos que são enviados com a finalidade de roubar dados confidenciais tanto do destinatário quanto da própria empresa. Em geral, os chamados e-mail phishing são enviados por alguém que se passa por um gerente ou mesmo um CEO. Como se trata de cargos de alto escalão, dificilmente um funcionário se negará a fornecer informações. 

No ambiente remoto, os funcionários que não estão convivendo e acompanhando o dia a dia da empresa para checar informações ao vivo, acabam se tornando alvos fáceis para ações de hackers. 

Wi-fi não seguro

A maioria dos trabalhadores remotos acaba usando uma rede doméstica privada, o que aumenta o risco de vazamento de dados. Como essas redes são mais frágeis em termos de segurança, é muito comum que terceiros interceptem e acessem e-mails, senhas ou mesmo mensagens confidenciais. 

Computadores pessoais

É muito comum que trabalhadores remotos acabem preferindo utilizar o laptop pessoal em vez do equipamento designado pela empresa. Segundo um relatório promovido pela Cisco, 46% dos funcionários entrevistados relataram que transferem arquivos da empresa para computadores pessoais. Essa prática, no entanto, acaba colocando muitas empresas em risco, especialmente quando o funcionário deixa de fazer parte dela. 

Por fim, aqueles que utilizam computadores pessoais para o trabalho devem ter atenção redobrada com as atualizações de softwares, programas e sistemas operacionais. Isso porque quando eles não são atualizados, esses sistemas acabam se tornando mais vulneráveis. 

Quais medidas tomar para segurança da informação no home office?

Sim, como explicamos, muitas empresas e profissionais não estão preparados para limitar os riscos relacionados com a segurança da informação no home office. Porém, é possível adotar algumas medidas que minimizam a possibilidade de ataques, bem como, invasão de vírus e malwares. Algumas delas são:

Implemente a autenticação multifator

A autenticação multifator é uma medida que permite o acesso a um determinado dispositivo, sistema ou software, a partir do momento em que o funcionário oferece mais de uma chave de identificação. 

Qualquer pessoa pode roubar uma senha ou desbloquear um dispositivo. Com a autenticação multifator, no entanto, fica mais difícil que um terceiro acesse o sistema da empresa, mesmo que ele tenha em mãos o computador, laptop, smartphone ou qualquer outro gadget o qual o funcionário utiliza para realizar seu trabalho remotamente.

Incentive o uso de senhas fortes

A perda ou o acesso não autorizado por terceiros não são os únicos riscos para empresas que atuam em um sistema de trabalho remoto. Se, por qualquer motivo, alguém tentar acessar o sistema da empresa remotamente, é fundamental que o funcionário dificulte o login. Usar um gerenciador de senhas, por exemplo, é uma boa medida. Além de garantir que o funcionário utilizará senhas fortes, ele dificulta que um invasor acesse múltiplos dados ou informações. 

Utilize mensagens criptografadas

A criptografia auxilia na proteção de informações confidenciais, traduzindo dados em códigos que somente pessoas autorizadas podem acessar, seja por meio de uma chave secreta, seja por meio de uma senha. Mesmo que terceiros interceptem o sistema da empresa, a criptografia impede que esses dados sejam interpretados corretamente. Essa estratégia pode ser aplicada tanto para mensagens, quanto dados que são enviados, recebidos ou armazenados em dispositivos. 

Não abra mão de um antivírus

Mesmo que a empresa forneça um sistema específico para que o funcionário acesse dados e informações, se o funcionário utiliza um laptop pessoal para trabalhar, esse dispositivo precisa estar protegido. Assim, é fundamental exigir o uso de antivírus ou fornecer dispositivos que já tenha um sistema de antivírus instalado. 

Não compartilhe dispositivos de trabalho

É essencial investir em educação dos colaboradores que trabalham remotamente. Afinal, mais do que adotar ferramentas e uma boa infraestrutura de TI, é preciso considerar o fator humano e seus impactos para a segurança dos dados de uma empresa. 

É muito comum observar que funcionários que trabalham de casa acabam compartilhando seus equipamentos com outros membros da família. Porém, práticas como essas podem acabar em dados deletados, corrompidos ou mesmo alterados, mesmo que sem a intenção. É fundamental que o colaborador trate seu laptop ou dispositivo móvel como uma extensão da sua mesa de trabalho, evitando assim que esses equipamentos sejam utilizados para outras finalidades que acabam comprometendo a segurança.

Como uma assessoria de TI pode tornar o home office mais seguro

Existem diferentes soluções de TI que atendem as necessidades tanto de profissionais autônomos, como de trabalhadores remotos. O ideal é contar com uma assessoria especializada para identificar quais são os aspectos de maior fragilidade, para então adotar as ferramentas e recursos certos. 

Algumas das principais soluções focadas para o home office que contribuem para a segurança da informação são:

Firewall

Para quem precisa blindar dados e garantir uma navegação segura no home office, o firewall é um bom começo. Um firewall nada mais é do que um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego. Esse dispositivo é capaz de permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto de regras de segurança. Hoje, através de dispositivos de última geração, é possível navegar na internet de forma segura, além de se proteger contra ciberataques. Outra característica desses recursos é que eles possibilitam a criação de políticas próprias de acesso a um determinado tipo de conteúdo, além de promover a proibição no acesso de sites e regras de navegação. 

Rede Virtual Privada (VPN)

O VPN, ou “Virtual Private Network” é um recurso que possibilita a criptografia de tráfego online, além de disfarçar a identidade online do usuário. Isso dificulta que terceiros rastreiem as atividades online de um determinado usuário com a finalidade de obter dados não autorizados. Para quem atua remotamente, ter um VPN possibilita que o dispositivo utilizado no home office se conecte de forma segura com a rede da empresa, ainda que a conexão ocorra por meio de uma rede doméstica. 

Identidade e controle de acessos

Por meio de recursos implementados por uma empresa de TI, é possível controlar o acesso a dados sensíveis, bem como, estabelecer políticas para o login ao sistema da empresa. 

Atualmente, esses recursos são tão avançados que são capazes de identificar logins suspeitos e bloquear a interação mal-intencionada ou tentativas de burlar sistemas de segurança de dados. 

Back up

Infelizmente, o back up é uma solução bastante menosprezada por empresas e pessoas que atuam no home office. A principal função dessa solução é evitar a perda de dados ou mesmo os prejuízos decorrentes de dados corrompidos. Com sistemas específicos voltados para o backup de informações, bem como, disaster recovery é possível evitar a perda de dados e os prejuízos decorrentes disso. 

Além disso, sistemas de back up podem evitar que empresas se sintam forçadas a pagar pelo resgate de dados, caso seus sistemas sejam invadidos. 

Infelizmente, poucas empresas estão preocupadas com a segurança da informação. Mesmo com a migração massiva para o home office, que ocorreu com a pandemia, nem todos estão atentos para os riscos que o trabalho remoto pode oferecer. Contudo, as ameaças são reais. E, como já diria o ditado, sempre é melhor prevenir do que remediar. 

Você tem dúvidas sobre quais medidas adotar para garantir a segurança da informação no home office? Conheça as soluções focadas da Asta e entre em contato para saber mais.