Embora o gerenciamento de TI para PMEs seja tão importante quanto é para os grandes negócios, nem todos os empresários e gestores estão cientes disso. Como hoje existe uma infinidade de softwares e aplicativos bastante acessíveis no mercado, a tendência é que os pequenos negócios acabem aderindo a estes recursos sem muito critério. Embora essas ferramentas contem com muitas funcionalidades interessantes, a verdade é que aspectos como suporte, backup, segurança e até a integração deixam bastante a desejar. Como resultado as empresas acabam perdendo produtividade e eficiência, isso sem mencionar o fato de que a falta de um bom gerenciamento muitas vezes coloca seus dados em risco. 

Segundo um estudo realizado pela Cisco, no Brasil cerca de 51% dos pequenos e médios negócios aceleraram seu processo de digitalização durante a pandemia. Não é à toa que hoje mais e mais empresas desse porte necessitam de uma assessoria especializada de TI.

Ao contrário do que muitos pensam, os serviços de gerenciamento de TI não possuem custos exorbitantes e podem contribuir de forma significativa para a operação efetiva dos pequenos negócios. No post de hoje, trouxemos algumas razões pelas quais o gerenciamento de TI para PMEs pode fazer a diferença para negócios como o seu. 

1. Conquiste eficiência operacional através do gerenciamento de TI para PMEs

A sua empresa possui diferentes recursos tecnológicos à disposição de seus funcionários e clientes, contudo eles não formam um sistema integrado, certo? Essa é uma realidade bastante comum nos pequenos negócios e essa falta de comunicação entre as ferramentas acaba prejudicando a eficiência e a produtividade. 

Quando o gerenciamento de TI é bem executado, as empresas acabam adotando os recursos que são mais adequados para a sua rotina e o trabalho do time de TI é justamente promover a integração para que essas ferramentas e o operacional da empresa trabalhem em harmonia. 

2.Garanta proteção aos seus dados

Já falamos aqui no blog sobre a importância de investir em segurança da informação nas empresas. Assim como ocorre nos grandes negócios, os pequenos também lidam com informações confidenciais e valiosas no seu dia a dia, tais como dados de clientes ou informações financeiras, por exemplo. A perda ou violação desses dados pode trazer prejuízos significativos, além de prejudicar a imagem da empresa.

Através de um bom gerenciamento de TI é possível identificar fragilidades no sistema e prevenir eventuais falhas que facilitam inovações e perda de dados. Soluções como instalação de firewalls, criptografia, backups periódicos, entre outras podem auxiliar na blindagem dos dados e proteção integral da empresa. Além disso, outro aspecto importante do gerenciamento de TI é o oferecimento de treinamento para os colaboradores de pequenos e médios negócios. Através da educação e implementação de políticas de segurança e treinamento é possível reduzir o risco de ataques por engenharia social, entre outros. 

3. Evite que a empresa pare através de um bom suporte técnico

Ao contrário do que muitos pensam, o gerenciamento de TI vai além do suporte. Contudo, esse serviço é um dos mais valorizados pelas empresas, uma vez que um bom suporte pode evitar a suspensão ou interrupção das atividades.

Para as pequenas e médias empresas que, na grande maioria dos casos, não possuem recursos para contratar um time de TI ou mesmo um especialista, um bom serviço de gerenciamento pode suprir as demandas internas e evitar uma série de problemas. Profissionais qualificados podem solucionar problemas técnicos, atualizar softwares, realizar uma manutenção preventiva, bem como, fornecer uma assistência rápida no caso de falhas. 

4. Ganhe competitividade acompanhando as mudanças da tecnologia

A tecnologia muda o tempo todo. Hoje é muito fácil perceber o avanço das ferramentas e recursos. Para acompanhar o mercado, as pequenas e médias empresas também precisam se atualizar adotando recursos que proporcionem vantagem competitiva. Um bom serviço de gerenciamento de TI para PMEs pode auxiliar nesse passo. Seja através de uma consultoria especializada, seja por meio da apresentação de novos recursos, uma empresa de TI é capaz de mostrar ferramentas mais interessantes para diferentes tipos de negócios, além de auxiliar em todo o processo de implementação e adaptação do time. 

5. Use informações estratégicas a favor do seu negócio

Através de um bom gerenciamento de TI é possível fazer tanto a estruturação quanto análise de dados da empresa. Esse tipo de avaliação é essencial para que os gestores conheçam comportamentos de clientes, funcionários e até parceiros. Com esse tipo de informação é possível tomar decisões mais inteligentes e potencializar a inovação. Hoje costumamos dizer que dados são o novo petróleo devido ao valor que têm. Graças à análise de dados oferecida por um bom gerenciamento é possível que as pequenas e médias empresas aprimorem a gestão e tomem passos estratégicos em prol de resultados. 

6. Redução de custos 

Embora a contratação de um serviço de gerenciamento de TI possa parecer como um gasto para pequenas e médias empresas, a longo prazo ele pode representar uma economia significativa. Ao terceirizar o gerenciamento de TI, a empresa consegue garantir as operações que dependem da tecnologia, sem ter a necessidade de contratar um profissional ou até mesmo um time. Além disso, um serviço de gerenciamento de TI para PMEs pode prevenir falhas, problemas técnicos, violação de dados, entre outras questões que podem representar custos altos para serem resolvidas. 

Por fim, ao minimizar o tempo de inatividade em caso de falha, ou maximizar a eficiência operacional, as pequenas e médias empresas acabam reduzindo custos desnecessários que podem ser utilizados em outras áreas estratégicas do negócio.

Mesmo em um cenário de recursos limitados, a contratação de um gerenciamento de TI é algo interessante para os pequenos negócios. Na realidade, esse tipo de serviço é ainda mais importante no contexto das pequenas e médias empresas, uma vez que, através dele, é possível ganhar em agilidade e eficiência, o que proporciona maior competitividade para esses negócios. Investindo em um bom serviço de gerenciamento, pequenas e médias empresas acabam contando com um suporte técnico especializado, protegem seus dados e ainda mantém a infraestrutura e os recursos atualizados com as necessidades do mercado. Não é à toa que esse tipo de serviço é um investimento interessante e pode impulsionar pequenos negócios para o desenvolvimento, o crescimento e o sucesso. 

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