O mercado de coworking no Brasil está crescendo bastante. Um último levantamento realizado pelo Movebla dá conta de que em 2016 já existiam 378 espaços nestes moldes em todo o país.

Diante disso, é importante que os proprietários desses empreendimentos pensem em estratégias para manter os clientes ativos e conquistar novos. Atrair novos membros se torna um desafio ainda maior quando o orçamento disponível para investir em marketing e até para modernizar o espaço é reduzido.

Neste artigo, vamos responder à seguinte pergunta: o que fazer para atrair novos clientes para o coworking se meu budget é reduzido? Continue lendo para ver algumas ações que podem fazer toda a diferença!

1. Ofereça espaços abertos, além dos reservados1

Ao invés de oferecer apenas salas fechadas e cabines para seus clientes, trabalhe também com espaços abertos, onde mais pessoas possam trabalhar.

Reserve algumas salas fechadas, ou cabines, mas dê também a opção de uma sala ampla onde os profissionais possam trabalhar lado a lado. Dessa forma, você conseguirá acomodar mais clientes sem precisar alugar ou construir novos ambientes.

2. Disponha de pacotes diferenciados para diferentes clientes

Dentro do seu nicho de atuação, você terá clientes de vários níveis e com diversos potenciais de investimento. Logo, é interessante criar ofertas diferenciadas, que caibam em diversos bolsos.

Por exemplo, você pode ofertar horário integral por um determinado valor e também apenas algumas horas por um preço menor. Assim, terá a possibilidade de receber mais clientes — alguns deles não precisam do coworking o dia todo.

3. Use as redes sociais para promover seu negócio

Budget reduzido também eleva o desafio na hora de propagar o negócio e atrair novos clientes. Você tem certeza de que isso é realmente um problema?

Na era digital, utilizar as redes sociais para atrair novos clientes custa bem pouco ou nada. É importante ter uma boa atuação no Facebook, no Instagram e no LinkedIn — apenas para citar as plataformas mais famosas. Mostre nestas redes o quanto seu coworking é acolhedor, publique informações e depoimentos de clientes, faça vídeos rápidos e os promova para o público-alvo.

4. Explore o “marketing boca a boca”

O marketing boca a boca também funciona bem neste tipo de empreendimento. Solicite aos membros atuais que convidem novos potenciais clientes. Você pode, por exemplo, dar um desconto na mensalidade para quem indicar outros membros que fecharem contrato.

Outra forma de fazer uso do “marketing boca a boca” é incentivar seus clientes a fazerem publicações nas suas redes sociais. Por exemplo, você pode replicar as fotografias que as pessoas fizerem no coworking, assim, elas sentirão que suas publicações são bem-vindas e o farão sempre.

5. Traga o público externo para conhecer seu espaço

De vez em quando você também pode promover eventos para atrair pessoas de fora da comunidade, assim elas conhecem o ambiente e contam para outras.

Promova palestras nos finais de semana, trabalhe happy hours abertos ao público externo nas sextas-feiras… Use a criatividade!

6. Reforce a segurança como um valor do seu coworking

Nos últimos tempos, a segurança se transformou em uma preocupação recorrente das pessoas, especialmente nos grandes centros. Também no ambiente tecnológico ela tem se mostrado sensível — de acordo com a Palo Alto Networks, somente o México registra mais fraudes virtuais que o Brasil hoje.

Então não basta proporcionar um ambiente seguro e investir na melhor infraestrutura de TI. É importante transformar isso em valor e reforçá-lo nas suas comunicações.

Mostre ao seu público-alvo que a segurança é levada a sério no seu coworking, promova essa idéia no conteúdo do site, nas redes sociais, em e-mails de prospecção. As pessoas querem estar em ambientes 100% seguros!

O que você achou das nossas dicas para atrair novos clientes sem gastar muito dinheiro? Deixe seu comentário!