Depois de entender os benefícios que uma solução de backup em nuvem pode oferecer para o seu negócio, o próximo passo é fazer a escolha do melhor serviço.

É hora de ir ao mercado para encontrar o provedor de nuvem ideal para atender a sua empresa. E essa avaliação precisa ser minuciosa, afinal, a partir do momento em que o contrato for fechado nascerá uma parceria que deve perdurar por muitos anos.

Existe uma série de requisitos básicos que devem ser considerados nessa escolha. E é sobre eles que vamos conversar neste artigo.

Veja, a seguir, o que você não pode ignorar na hora de escolher um provedor, de acordo com os requisitos técnicos e também de relacionamento com esse fornecedor:

1. Capacidade de armazenamento: o plano deve comportar o volume de dados do seu negócio

De acordo com a quantidade de dados que a sua empresa já produziu e seguirá produzindo, é fundamental que o serviço de backup em nuvem tenha capacidade de armazenamento.

Quanto maior o espaço, melhor. E isso considerando que para o futuro, quando a operação crescer e a quantidade de arquivos que precisam de cópias de segurança aumentar, é muito fácil escalar os servidores e bancos de dados virtuais.

Então não deixe de perguntar ao provedor qual é a capacidade de armazenamento que ele oferece e verificar se é suficiente.

2. Versão de teste: é melhor testar o serviço antes de contratar

Outro ponto importante é a realização de testes. Soluções e recursos de TI no modelo de computação em nuvem podem ser testados com muita facilidade.

Por isso, não contrate o serviço sem antes passar por um período de testes. Se você não solicitar, o provedor entenderá que não é necessário, mas, para a segurança da sua equipe (que normalmente necessita de um tempo para se adequar à nova realidade), é fundamental testar.

3.  Planos versáteis: flexibilidade e escalabilidade são fundamentais na solução de backup em nuvem

Um dos grandes benefícios do backup em nuvem é a versatilidade que o serviço oferece. Logo, opte por um plano no qual vocês só pague por aquilo que usa, o que chamamos no mercado de “pay-per-use”.

Dessa forma, somente as capacidades necessárias deverão ser pagas, o que ajuda a ter previsibilidade nos investimentos e manter os custos sob controle em curto, médio e longo prazo. bem ao estilo

4. Suporte e atendimento: antecipe-se ao relacionamento com o provedor

Por fim, não deixe de avaliar como será feito o suporte aos usuários e o atendimento. Esses dois pontos devem estar bem claros no acordo de níveis de serviço (SLA), mas você pode se adiantar e sondar com os atuais clientes do provedor da solução em backup em nuvem como ele atende, se o suporte é adequado às necessidades dele etc.

Toda a avaliação prévia do fornecedor deve ir além do discurso comercial que ele faz.

Ou seja, além dos requisitos técnicos, você deve olhar como é a reputação da empresa no mercado, quais são os casos de sucesso (outras empresas que estão satisfeitas com os serviços), de que forma seu negócio será atendido.

Se precisar de ajuda na hora de escolher o melhor serviço de backuo em nuvem ou até mesmo na implantação do mesmo na sua empresa, não deixe de entrar em contato com a Asta Soluções